Central de Atendimento

Vendas

(11) 3471-2501

Cobrança

Administrativo

(11) 4020 0256 /0800 024 4347

(11) 4118 1858

Área do Cliente
Acessar

Em Cheque! 17 Cuidados que o Comerciante deve ter ao receber pagamentos através de cheques.

1-Criação de normas para recebimento de cheques, inserindo cláusulas que despertem a atenção dos funcionários para documentos falsificados grosseiramente bem como para a necessidade de coibir-se a ação dos funcionários desonestos ou pouco atentos.

2- Realizar sempre consulta de crédito.

4- Exigir comprovante de endereço e checar a veracidade das informações.

5- Se possível verificar "passagens" de cheques através do CPF do cliente junto aos órgãos de proteção ao crédito. Muitas passagens em curto período de tempo são sinal de perigo.

6- Exigir comprovante de renda e checar a veracidade (ligar para a empresa e se necessário fazer consulta jurídica para confirmar a idoneidade da empresa).

7- Checar a autenticidade dos documentos (CPF e RG). Há milhões de documentos falsos circulando no País. Se o comerciante tiver dúvidas, ligue para um serviço de identificação ou validação de documentos falsos.

8- Cuidados com cheques clonados ou adulterados que não aparecem nas consultas. Se houver suspeita, ligue para o próprio banco emissor.

9- Desconfie de folhas de cheque soltas, sem o talão. Quando a folha for retirada do talão tente verificar se a "linha louca" não seja repetida igual em outras folhas (sinal de clonagem). A "linha louca " ou " linha de segurança" é aquela série de desenhos lineares verticais, com o nome do banco impresso em letras pequenas, que se encontra no lado direito de cada cheque, cada folha deve ter uma combinação de linhas diferente.

10- Tenha cuidado redobrado com cheques de contas recentes. O risco é ainda maior se a venda for com cheques pré-datados.

11- Desconfie quando a pessoa der apenas o telefone celular.

12- Verifique se o endereço da pessoa confere com o endereço de seu telefone fixo (lista telefônica ou o 102 podem ser úteis). Hoje pode realizar uma consulta on-line e comparar as informações.

13- Evite cheques de terceiros, trocar cheques por dinheiro ou devolver troco de cheques

14- Não conceda crédito ou aceite cheque em valor incompatível com a renda do cliente.

15- Observe a reação do cliente quando estiver realizando consultas ou checando documentos. Se a pessoa se mostrar inquieta ou nervosa, faça perguntas adicionais e verifique tudo melhor.

16- Cuidado dobrado em feriados e finais de semana. São as datas preferidas para golpes com cheques roubados.

17- Ninguém é obrigado a conceder crédito ou aceitar cheques de quem não lhe pareça confiável.

Dica: Trate muito bem seu cliente, respeite seus direitos de consumidor e nunca coloque-o em situação constrangedora, mas reserve-se o direito de só realizar vendas seguras.

Distribuidor Autorizado
Loja Virtual
Copyright © autofax. Todos os direitos reservados.
Criado por Agencia BR2