Central de Atendimento

Vendas

(11) 3471-2501

Cobrança

Administrativo

(11) 4020 0256 /0800 024 4347

(11) 4118 1858

Área do Cliente
Acessar

5 itens básicos que devemos cuidar e consultar em nosso veículo

Óleo do motor

Em primeiro lugar, verificar se não ultrapassou o prazo para troca de óleo, normalmente os postos colam adesivo no vidro indicando a próxima troca de óleo e filtro de óleo. O prazo para a troca do óleo é diferente para cada modelo. Por isso, o ideal é sempre consultar o Manual do Proprietário. Geralmente, em condições de rodagem ideal, a troca é aconselhada a cada 05 mil a 15 mil quilômetros (ou um ano).

Quando ultrapassa o prazo, o óleo perde a sua funcionalidade de proteger os componentes do motor, consequentemente o desgaste será maior, diminuindo a sua vida útil.

Verificar Água do Radiador

Agora vamos falar do sistema de arrefecimento, ou esfriamento do motor. Primeira dica: nunca utilizar água da torneira, e sim água desmineralizada (ou água desionizada). O aditivo ideal está no manual do fabricante do carro, assim como a proporção da mistura. Você também pode usar os produtos 2 em 1, em que a mistura do aditivo com a água já vem pronta. Sobre a troca, fabricantes indicam fazer a primeira troca em torno dos 30 mil km ou 1 ano de uso, podendo chegar até 120 mil km ou 5 anos, de acordo com o tipo de aditivo. Fique de olho na cor da água que normalmente dá para visualizar no reservatório, caso fique com uma cor de ferrugem, isso indica que o aditivo perdeu o efeito, será necessário fazer uma limpeza e troca do aditivo. A água com ferrugem ajuda a aquecer um pouco mais o motor.

Sistema de freios

É muito importante verificar se os freios estão em dia, se não há desgastes das pastilhas de freios e dependendo do carro, as lonas traseiras. Como os freios desgastam conforme a sua utilização, a pessoa não tem uma noção quando está próximo de realiza a troca. Um detalhe importante, com forme o número de trocas de pastilhas ou uso intensivo, os disco ficam mais finos, será necessário substitui-los. Na dúvida, passe no seu mecânico de confiança ou em lojas especializadas, aproveite para verificar o fluido dos freios para saber se precisa trocar ou somente completar o reservatório.

Bateria

É ela quem dá energia para o seu motor funcionar, e dela depende todo o sistema elétrico do seu carro, inclusive a luz interna. Cuidando bem, uma bateria pode durar até dois anos. Se você não utiliza muito o veículo, procure ligá-lo uma vez na semana, por pelo menos 20 minutos. Os conectores precisam estar bem fixo nos polos da bateria, caso esteja frouxo, pode criar zinabre ou quando der a partida, a uma perda de energia e o veículo não liga.

Pneus

Dar uma atenção na manutenção dos pneus é sinônimo de segurança. O desgaste máximo, dentro do limite de segurança, é de 1.6 mm de profundidade. Todo pneu tem um marca que fica dentro dos sulcos, quando o pneu chega nessa marca, é a hora de troca-los. Para evitar desgaste prematuro, mantenha o pneu sempre calibrado, caso não saiba qual é a pressão correta, pode olhar no manual, normalmente quando abre a porta do carro, tem uma etiqueta colada na coluna. O rodizio de pneus é indicado para que tenha um desgaste por igual. A facilidade de cair em um buraco é muito grande, com isso o carro perde o alinhamento das rodas e balanceamento. Se sentir que o carro está puxando para um lado, tudo indica que será necessário fazer o alinhamento.

Cuide bem do seu veículo! Primeiro lugar é a sua segurança e de sua família.

Distribuidor Autorizado
Loja Virtual
Copyright © autofax. Todos os direitos reservados.
Criado por Agencia BR2